quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL

A escolha de uma profissão é uma necessidade, mas a cada dia que passa vemos que os jovens apresentam dificuldades em fazer suas escolhas. Inexperiência, falta de informação e desconhecimento da própria personalidade levam muitos jovens a deixar a faculdade todos os anos. Os alunos que deixam o curso perdem tempo e dinheiro. Mas muitas vezes eles não abandonam a faculdade, por medo de decepcionar seus pais e a si próprio, pois afinal de contas “desistir significa fracassar. A situação piora quando os pais não conseguem intuir que o filho deu um passo errado e não aceitam que refaça sua carreira, taxando-o de indeciso.

O momento de uma escolha de profissão coincide com a fase do desenvolvimento na qual o jovem esta se descobrindo novamente, definindo sua identidade, onde ele busca se entender melhor, seus gostos interesses e motivações. Por essas razões acredita-se que a Orientação Profissional poderia contribuir para uma melhor escolha profissional.

Uma das funções da Orientação Profissional é fazer com que o aluno identifique claramente seus desejos e, assim, faça a escolha acertada. Mas, numa sociedade minimamente equilibrada, é preciso dar chances para errar e se recuperar. Os caminhos podem ser corrigidos e é ótimo que seja assim. Com a Orientação Profissional o jovem tem, sim, condições de fazer uma boa opção. Mas isso sempre será algo difícil. Escolher é um ato de coragem. É optar por uma entre duas ou mais alternativas atraentes. Significa esboçar um projeto de vida.

O objetivo é criar condições que favoreçam o amadurecimento do jovem no que se refere à escolha profissional, de forma a ampliar seu conhecimento sobre as alternativas de ação, estimulando o desenvolvimento das atitudes, conhecimentos e habilidades que favoreçam a resolução de conflitos vivenciados neste período.



“Toda pedra do caminho

Você deve retirar

Numa flor que tem espinhos

Você pode se arranhar

Se o bem e o bem existem

Você pode escolher

É preciso saber viver...”



Sheila Lauffer Glaser

Psicóloga Organizacional e cognitivo comportamental

Fone: (51) 91283047

E-mail: sheila@lauffer.com.br

Nenhum comentário: