sexta-feira, 23 de março de 2012

A importância do brincar

O brincar é uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento da criança. A criança, desde muito cedo, se comunica através de gestos, sons e mais tarde, em suas brincadeiras representam determinados papéis e isso faz com que desenvolva sua imaginação. As brincadeiras desenvolvem a atenção, a imitação, a memória e a imaginação. Através das brincadeiras, os adultos estabelecem com crianças laços de confiança que possibilitam o inicio do brincar, o qual é conhecido como uma atividade que permite que as crianças relaxem através da dispersão de energias.

Brincando a criança desenvolve potencialidades; ela compara, analisa, nomeia, mede, associa, calcula, classifica, compõe, conceitua e cria. O brinquedo e a brincadeira traduzem o mundo para a realidade infantil, possibilitando a criança a desenvolver a sua inteligência, sua sensibilidade, habilidades e criatividade, além de aprender a socializar-se com outras crianças e com os adultos e o ambiente escolar proporciona isto à criança.

Certamente não é apenas o desenvolvimento social que é enriquecido durante uma brincadeira. Podemos pensar na criança envolvida numa atividade que exige certo raciocínio, necessitando levantar hipóteses e solucionar problemas; ou ainda numa brincadeira qualquer na qual ela tenha possibilidade de construir conhecimentos e enriquecer o desenvolvimento intelectual (Piaget, 1978).

No convívio com outras crianças aprende a dar e receber ordens, a esperar sua vez de brincar, a emprestar e tomar como empréstimo o seu brinquedo, a compartilhar momentos bons e ruins, a fazer amigos, a ter tolerância e respeito, enfim, a criança desenvolve a sociabilidade. No entanto, o brincar sempre segue regras, e estas estão implícitas e explícitas nesta atividade de acordo com seu propósito. Para proporcionar e contribuir para este desenvolvimento da criança é necessário também conhecer as brincadeiras adequadas para cada fase, para cada nível de desenvolvimento e o que elas propiciam às crianças.

“É preciso brincar! É preciso tempo para brincar, espaço que assegure tranquilidade, segurança e sossego suficiente para que possa haver um aprofundamento na brincadeira, para que a criança possa compreender através dela o mundo e as ações humanas nas quais se insere cotidianamente” (MALUF, 2003, p.39).

PIAGET, J. A formação do símbolo na criança: imitação, jogo e sonho, imagem e representação. 3 ed. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1978.

MALUF, A. C. M. Brincar prazer e aprendizado. Rio de Janeiro: Vozes, 2003.



Por:

Karine Pedroso Fontana

Psicóloga

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