terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Desenvolvimento da Linguagem Infantil – o que esperar da fala da criança em cada faixa etária

­­­­­­­­­­­­­­­Existem muitas dúvidas dos professores e pais, em relação a linguagem das crianças, muitas vezes não sabendo se já hora de encaminhar para a fonoaudióloga. Existe um padrão de normalidade para o desenvolvimento da linguagem nas crianças, lembramos que cada criança tem seu ritmo, mas é bom ficar atento e poder perceber se os filhos e alunos estão se desenvolvendo adequadamente.
Abaixo, pode-se visualizar no quadro os fonemas (sons) que a criança deve estar produzindo em cada idade.
Idade
Fonemas
18 meses
b,m
2 anos
p,t,d,n
2 anos e meio
k,g,nh
3 anos
f,v,s,z
3 anos e meio
x(ch), j(ge-gi)
4 anos
L,lh,r,rr, grupo consonantais r e l (prato, flor)
Fique atento ao desenvolvimento da linguagem das crianças, o esperado é que aos 2 meses de idade o bebê já reconheça a voz da mãe; aos 6 meses já apresente o balbucio (sílabas como ma ma pa pa) ; aos 7-9 meses o balbucio já tem uma variedade maior de vocalizações (mo, bi, tu); aos 10- 14 meses a criança deve emitir suas primeiras palavras; em seus 18 meses ela produz cerca de 10 a 20 palavras; com 2 anos e 6 meses já usa sentenças simples, frases curtas; aos 3 anos ela faz uso de sentenças completas e se faz compreender, frases mais elaboradas, e ao completar 4 anos, 4 anos e meio já produz todos os fonemas (sons), ou seja, nessa idade já não devem existir trocas de letras na fala.
Para a criança aprender a se comunicar é necessário um ambiente estimulante e rico em experiências; trocas verbais (fala) e não verbais (gestos, olhares), a família torna-se um apoio nesta fase de desenvolvimento, a criança recebe as primeiras e mais duradouras influências, passando ainda por um processo de imitação das palavras e até pequenas frases que ouve.
Atitudes que ajudam a criança a desenvolver a linguagem:
- Aproveite os momentos de maior atenção da criança para conversar com ela, usando palavras simples e frases curtas, falando de igual para igual; pronuncie corretamente as palavras, usando boa articulação e entonação, responda sempre as palavras ditas pelo seu filho de maneira correta e motivadora, sem infantilizar a sua fala; valorize o contato com seu filho: o toque, o olhar são manifestações essenciais; dê pequenas ordens, como “ pegue um copo para mamãe”, “jogue um beijo para vovó”;
Se você tem dúvidas quanto ao desenvolvimento da linguagem do seu filho ou do seu aluno, procure uma fonoaudióloga! Ela é a profissional mais adequada para te orientar!
Fonoaudióloga Ana Júlia Lenz, CRFa 9146

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